O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, lamenta os incêndios florestais que estão a assolar Portugal e apela aos portugueses para seguirem as indicações das autoridades e evitarem comportamentos de risco. Envia ainda as "sinceras a profundas condolências" à família e colegas de João Silva, bombeiro que perdeu a vida de doença súbita durante um incêndio em Oliveira de Azeméis.

Num publicação no X, o socialista destaca que o "maior contributo" que se pode dar é "evitar comportamentos de risco" e seguir as indicações das autoridades.

"Manifesto a minha solidariedade para com as populações afetadas pelos incêndios que assolam o país, particularmente na zona norte e centro do território continental", escreve.

Na mesma publicação, Pedro Nuno Santos envia uma "mensagem de força e coragem" a todos os operacionais no terreno, "com especial apreço" à corporação de São Mamede de Infesta, de onde era o bombeiro que morreu de doença súbita no combate às chamas.

"Aos familiares e colegas do bombeiro João Silva, que tragicamente perdeu a vida devido a uma doença súbita durante o combate ao incêndio em Oliveira de Azeméis, deixo as minhas mais sinceras e profundas condolências", escreve.

Portugal está em situação de alerta devido ao agravamento do perigo de incêndio rural.

Neste momento, há 32 fogos ativos, 10 que geram mais preocupação. O distrito de Aveiro é o mais afetado, esta segunda-feira, pelos incêndios.

Vários incêndios têm ameaçado casas e populações e o Governo decidiu ativar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil. Já estão a caminho de Portugal os aviões espanhóis que vão ajudar a combater as chamas, mas França, Itália e Grécia também vão enviar aviões. No total, serão, pelo menos, oito canadairs.

No incêndio de Albergaria-a-Velha, arderam várias casas de primeira habitação. Por precaução, foram evacuadas várias casas e lares. As escolas estão encerradas.

A situação é complicada também em Cabeceiras de Basto, no distrito de Braga, onde também já arderam casas.

Em Oliveira de Azeméis, um bombeiros morreu de paragem cardiorrespiratória durante uma pausa.

As chamas já levaram ao corte de varias estradas.