
A equipa médica da VMER realizou esta quinta-feira um parto à porta de casa de uma grávida no Seixal, no distrito de Setúbal, por se tratar de um parto iminente, adiantou o INEM.
Em comunicado, o organismo explicou que o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM acionou, às 16:15, uma ambulância dos Bombeiros do Seixal e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Garcia de Orta para "assistência a uma grávida (40 semanas e 1 dia) que se encontrava nas Paivas, no concelho do Seixal".
"À chegada das equipas, verificando-se que se tratava de um parto iminente, o mesmo foi realizado no local pela equipa médica da VMER com o apoio dos Bombeiros", pode ler-se.
"A grávida e bebé foram depois transportados em segurança para o Hospital de Setúbal, que tinha a urgência de obstetrícia a receber serviços CODU", acrescentou.
Em declarações à Lusa, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos do Seixal, Brázio Romeira, tinha adiantado que a ambulância chegou ao local às 16:24, estando já junto à grávida a VMER.
Enquanto aguardavam por indicações do CODU para saber para onde se deveriam dirigir, dado que as urgências de obstetrícia do hospital de Almada estão fechadas, a grávida entrou em trabalho de parto e a criança, um menino, nasceu às 16:45, referiu, acrescentando que ambos estão bem.
Este foi o segundo parto realizado numa ambulância dos Bombeiros Mistos do Seixal em menos de uma semana.
Na madrugada de domingo de Páscoa uma grávida de 37 semanas teve o bebé numa ambulância dos bombeiros do Seixal antes de chegar ao hospital em Lisboa, para onde tinha sido encaminhada.
Com LUSA