A cidade de Málaga e o sul de Tarragona, em Espanha, estão em alerta vermelho nesta quarta-feira devido à chegada do fenómeno meteorológico DANA, que está a provocar chuvas muito intensas. Há inundações em múltiplos locais e as casas situadas nas margens do rio Campanillas foram evacuadas preventivamente devido ao possível transbordo.

Até ao momento, foram retiradas 2985 pessoas de 1074 habitações, segundo o diário espanhol “El Mundo”. As aulas em Málaga e em Granada estão suspensas por causa do risco de inundações: a água pode atingir mais de 100 litros por metro quadrado em 12 horas. As inundações nos carris já obrigaram também à suspensão dos comboios de alta velocidade entre Madrid e Málaga.

A Câmara Municipal de Málaga decidiu ainda interromper a circulação de todas as linhas de autocarros municipais. No Hospital Universitario Virgen de la Victoria, a área dos laboratórios ficou inundada. Foi ativado o plano de emergência e a unidade hospitalar informou que apenas está operacional para atendimentos de urgência e emergência.

Outras zonas espanholas nas regiões da Andaluzia, Catalunha e Comunidade Valenciana estão sob aviso laranja, também devido à chuva. Já Astúrias, Castela e Leão, Galiza e Múrcia estão sob aviso amarelo, de acordo com o “El País”. Há duas semanas, as chuvas torrenciais na região de Valência provocaram mais de 200 mortos.