A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta a população para as condições meteorológicas adversas dos próximos dias, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMAprevê a ocorrência de chuvas intensas, granizo e trovoadas, especialmente nas regiões Centro e Sul do país. O Baixo Alentejo e o Algarve serão as zonas mais afetadas. Além disso, o vento deverá soprar forte do quadrante leste, sobretudo na faixa costeiro ao sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas das regiões Centro e Sul, havendo possibilidade de fenómenos extremos de vento.

Face à previsão, a Proteção Civil avisa que podem ocorrer inundações em zonas urbanas, causadas pela acumulação de águas pluviais e pela obstrução do sistema de escoamento, assim como cheias por transbordo de rios e ribeiras. Também há perigo de deslizamentos e derrocadas e risco de objetos soltos ou estruturas mal fixadas serem arrastados para as estradas.

O que fazer para me proteger?

Tendo em conta os riscos, a Proteção Civil recomenda à população a adoção de medidas preventivas, sobretudo nas zonas historicamente mais vulneráveis. A autoridade nacional sugere à população que garanta a desobstrução dos sistemas de drenagem de águas pluviais e a remoção de objetos que possam bloquear o escoamento, assim como a fixação de estruturas que estejam soltas, como andaimes.

A quem anda na estrada, a Proteção Civil pede uma condução defensiva, com redução de velocidade e atenção aos lençóis de água nas estradas. A população deve também evitar zonas inundadas e manter-se atenta às informações meteorológicas, às indicações das autoridades da Proteção Civil e das forças de segurança.

Cinco distritos sob aviso amarelo

De acordo com o IPMA, está prevista a partir desta quinta-feira uma mudança do estado do tempo devido a "uma depressão fria nos níveis altos da atmosfera, que se deslocou gradualmente de nordeste para sudoeste em direção a Portugal continental, e que se irá posicionar a norte da Madeira e a oeste do território continental nos próximos dias.

Cinco distritos do continente estão esta quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, localmente fortes, que poderão ser acompanhados por trovoadas e granizo, devido a uma depressão, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Faro e Beja vão estar sob aviso amarelo até às 15:00 desta quinta-feira e novamente na sexta-feira entre as 03:00 e as 21:00.

O aviso amarelo de chuva para os distritos de Lisboa e Setúbal vai vigorar entre as 12:00 e as 18:00 desta quinta-feira e em Santarém das 15:00 às 21:00.