Os militares israelitas disseram no domingo que realizaram um ataque terrestre à Síria, detendo um cidadão sírio envolvido em redes iranianas.

Esta foi a primeira vez na guerra atual que Israel anunciou que as suas tropas operaram em território sírio.

Israel realizou ataques aéreos na Síria várias vezes ao longo do último ano, tendo como alvo membros do Hezbollah do Líbano e autoridades do Irão, o aliado próximo do Hezbollah e da Síria, mas nunca tinha tornado públicas quaisquer incursões terrestres na Síria.

Os militares israelitas afirmaram que a apreensão fazia parte de uma operação especial "que decorreu nos últimos meses", embora não tenha dito exatamente quando ocorreu.

A Síria não confirmou de imediato o anúncio, mas uma estação de rádio síria pró-governamental, a Sham FM, informou no domingo que a força israelita realizou uma "operação de rapto" durante o verão, visando um homem no sul do país.

A divulgação do ataque surge numa altura em que Israel empreende uma crescente campanha de bombardeamentos no Líbano nas últimas seis semanas, bem como uma invasão terrestre ao longo da fronteira comum dos países, prometendo paralisar o Hezbollah.