Duas semanas após a tragédia provocada pela tempestade DANA, em Espanha, ainda são inúmeros os carros presos em garagens que ficaram completamente inundadas de lama. Nas redes sociais circula um vídeo, onde é possível ver um modelo Mercedes W123, que terá sido fabricado entre a década de 1970 e 1980, a sair de uma garagem completamente coberto de lama, mas com o motor e para-brisas em "ótimo estado".
"Este pode ser um dos melhores spots publicitários da Mercedes Benz. Um veículo com bastantes anos a sair da garagem que estava inundada e cheia de lama depois do Dana em Valência. Incrível!", escreve um dos utilizadores na rede social X (antigo Twitter).
As imagens estão a chamar à atenção dos internautas pela resistência do modelo com mais de 40 anos. Este carro é conhecido pela sua durabilidade e por integrar elementos luxosos e revolucionários para a época em que foi produzido.
De acordo com o jornal La Vanguardia, o Mercedes W123 já oferecia "fecho central, vidros elétricos, ar condicionado e, nas versões mais avançadas, sistemas de travagem ABS e airbags".
Cerca de 100 mil carros terão ficado totalmente destruídos na sequência da tempestade que fez, pelo menos, 222 mortos no sudeste de Espanha, sendo a maioria na região de Valência.
O mais recente balanço do Consórcio de Compensação de Seguros, publicado a 8 de novembro, avança que cerca de 83.437 proprietários de veículos solicitaram pagamentos à entidade espanhola.