
O vice-presidente dos Estados Unidos visita hoje a Gronelândia. JD Vance estará acompanhado pela mulher, pelo conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, pelo Secretário da Energia e por um senador republicano.
Inicialmente, a viagem incluía apenas Usha Vance e o filho para participarem em eventos culturais na capital Nuuk. Mas o programa foi entretanto alterado e vai limitar-se a uma visita a uma base militar norte-americana no norte do território.
A visita da delegação dos Estados Unidos está a gerar polémica. A Dinamarca chegou a defini-la como uma "pressão inaceitável".
Gronelândia, a maior ilha do Mundo
Situada junto ao Circulo Polar Ártico, a Gronelândia tem a oeste o Canadá e a leste a Islândia. Nuuk é a capital e a região é administrada pela Dinamarca há mais de 300 anos
Tem cerca de 56 mil habitantes. A maioria são inuítes, a comunidade que habita há mais de mil anos no Ártico. Os restantes são sobretudo europeus.
O que tem a Gronelândia que (tanto) interessa a Trump?
O território tornou-se um alvo de Donald Trump. Desde que foi eleito que o Presidente norte-americano tem expressado a vontade de anexar a Gronelândia e já declarou que o controlo da região "é essencial para a segurança interna e internacional"
A região foi a votos e os líderes locais rejeitam os planos de Trump. Não pretendem ser anexados e já criticam a visita de JD Vance.
A tensão diplomática entre Washington e Copenhaga está no nível mais elevado de sempre. A primeira-ministra Mette Frederiksen disse a Trump que "a ilha não está à venda".