Cresceu na oficina dos país e para não contrariar “a genética” escolheu licenciar-se em Engenharia Automóvel. Quem o quer ver feliz é deixá-lo estar “com as mãos na massa”, confessa Joel Sousa, o refundador e atual CEO da marca de motorizadas Famel.
E é de tal forma assim que, no passado, depois de ter sido promovido a diretor de Engenharia e após algum tempo em funções, pediu ao empregador que lhe “encontrasse um chefe”. Porquê? Joel explica: “a empresa estava numa fase em que tinha projetos de grande envergadura a acontecer e precisava muito de pessoal altamente qualificado. Eu sentia que se estava a perder um bom técnico, porque eu eu enquanto líder estava a gerir pessoas, passava os dias em reuniões”.
Com um percurso de carreira totalmente ligado ao setor automóvel, em empresas como a Lusomotors e a Caetano Bus, o atual CEO da Famel garante que nunca se deixou prender por títulos ou cargos. “O que me move não são os títulos, é fazer os projetos avançarem e as coisas andarem para a frente".
É o que tem procurado fazer desde que em 2014 comprou a titularidade da Famel, com o objetivo de voltar a colocar a mota na estrada. Durante dez anos dividiu-se entre o desenvolvimento deste projeto pessoal e a Caetano Bus, para garantir a sua subsistência. Em 2021 passou a dedicar-se em exclusivo ao seu sonho.
Para cumprir a missão de revitalizar a Famel, o atual CEO bateu a muitas portas e garante que os “não” que ouviu o ajudaram a chegar onde está hoje. Joel Sousa conta já com 2,5 milhões de euros de investimento, provenientes do fundo Novus, gerido pela sociedade Magnify Capital Partners, em parceria com o Banco de Fomento, para concretizar o seu sonho.
Mas agora, como no passado, garante que não é o cargo que o move: é fazer acontecer. E se algum dia sentir que a Famel precisa mais do “Joel técnico” do que do “Joel CEO”, garante que não hesitará em nomear para si prório e para sua equipa um líder.
O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios: