1.
Portuguesa perde 50 mil euros ao atender um telefonema
Recebeu uma chamada de um número anónimo - que pensou ser uma amiga - e atendeu. Do outro lado, um homem disse-lhe que tinha acabado de ganhar 37 mil euros devido a uma parceria entre o Emirates NBD (o maior banco do Dubai) e uma casa de câmbio dos Emirados Árabes Unidos, onde tinha estado nesse dia.
Era apenas uma coincidência que se tornou um pesadelo. Em 20 minutos, a mulher, uma portuguesa a viver no Dubai, perdeu 50 mil euros em poupanças.
2.
Idosos com reformas baixas podem receber 600 euros por mês e ter medicamentos grátis
Mais de 160 mil idosos com reformas baixas podem receber pelo menos 600 euros por mês e ter medicamentos grátis na farmácia. O Contas-Poupança explica-lhe como funciona o Complemento Solidário para idosos e o que tem de fazer para o pedir.
3.
Final feliz: onda de solidariedade permitiu trazer de volta a Portugal os filhos de vítima de falso piloto da TAP
Regressaram a Portugal os filhos de Michelle Silveira, uma das vítimas de um falso piloto da TAP que durante meses vendeu bilhetes a passageiros e agências que, afinal, não existiam.
As crianças, de 10 e 15 anos, foram ao Brasil em junho para as férias escolares e deveriam ter regressado em setembro, mas só conseguiram voltar mais tarde, após terem descoberto que o bilhete de regresso não existia.
O caso foi denunciado por uma investigação da SIC e gerou uma onda de solidariedade.
4.
Novos esquemas de burlas fazem cair até os mais atentos: há quem tenha perdido as poupanças de uma vida
Nos últimos anos, têm-se multiplicado os casos de pessoas vítimas de burlas online levadas a cabo por redes criminosas que fazem uso de métodos altamente sofisticados.
Conheça histórias de quem caiu nestas burlas (apesar da atenção redobrada) e saiba como deve agir perante telefonemas e links fraudulentos.
5.
Como o reaparecimento de uma igreja centenária é uma má notícia?
Uma igreja do século XVI emergiu na barragem Benito Juarez, no sul do México. A conjunção da beleza cultural e natural é notável, mas não arranca sorrisos de quem vive por perto.
Para uns pode ser uma grande atração turística. Para outros é uma espécie de presságio para tempos difíceis.
6.
"É um impeditivo para voltar para casa": advogado da mãe das gémeas pede que se altere nome da Comissão
O pedido foi feito durante a Comissão de Inquérito na Assembleia da República ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com o medicamento Zolgensma, no valor de quatro milhões de euros.
O advogado da mãe das meninas pediu que se alterasse o nome da Comissão Parlamentar de Inquérito por considerar que o atual afeta a imagem da família.
"Cada vez que falam nas gémeas e têm o rosto das miúdas lembrado, torna-se cada vez mais impeditivo esta família poder voltar para casa", disse durante a audição.
7.
"Agarrados ao Ecrã": “A criança está a dormir, acorda durante a noite e já ali está o telemóvel ao lado”
Elizabete Seixas é educadora de infância há mais de 30 anos. Lida cada vez mais com pais que fazem do telemóvel uma tábua de salvação no final de um dia de trabalho intenso, mas depois não conseguem que os filhos larguem o ecrã.
A Grande Reportagem SIC “Agarrados ao Ecrã” foi perceber qual o impacto que o uso dos dispositivos digitais têm na saúde, no cérebro e no desenvolvimento.
8.
Fuga de Vale de Judeus: encontrado abrigo usado por cúmplices, que “serão militares de forças especiais”
Junto à cadeia de Vale de Judeus, de onde fugiram cinco reclusos, foi encontrado um abrigo com características militares. Pedro Proença afirmou que foi usado pelos cúmplices dos prisioneiros na fuga.
O advogado do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional diz ainda que, pelas imagens captadas pelas câmaras no local, é possível perceber que os cúmplices tiveram uma “abordagem em marcha tática, típica das operações especiais”, na chegada ao muro do estabelecimento prisional.
Por esse motivo, afirmou que os cúmplices dos fugitivos “têm, obviamente, preparação militar especial”.
“Provavelmente, integram unidades especiais de forças militares ou já integraram”, declara o advogado.
9.
Porque é que a pickup Cybertruck da Tesla não pode ser vendida em Portugal?
Por mais fotos e vídeos que se vejam nada nos prepara para o impacto de estar junto a uma Cybertruck.
A Exame Informática TV foi conhecer as inovações da Tesla Cybertruck e explica porque é que esta pickup não pode ser comercializada em Portugal.
10.
Nadadora expulsa dos Jogos Olímpicos reforma-se aos 20 anos
Luana Alonso teve de antecipar o regresso a casa por “criar um ambiente inadequado" em Paris. A nadadora paraguaia, de 20 anos, já tinha sido eliminada dos Jogos Olímpicos, mas continuava a acompanhar a delegação nacional, até que uma visita não autorizada antecipou o seu retorno à casa.
Depois de terminar em sexto lugar na prova dos 100 metros mariposa, Luana utilizou o Instagram para confirmar que ia deixar de competir.
11.
Quatro famílias obrigadas a pagar para entrar em casa
Quatro proprietários de Hamm, na Alemanha, nem queriam acreditar quando foram informados que teriam de passar a pagar para entrarem nas casas onde sempre viveram.
12.
Jovem americana resgatada do mar por populares na Boca do Inferno, em Cascais
Pedro Santos, um empregado de um restaurante na Boca do Inferno, não pensou duas vezes antes de se lançar ao mar para salvar a mulher, inconsciente e a flutuar na água. O momento do salvamento foi captado em vídeo.
O acidente terá acontecido durante uma caminhada. A mulher caiu ao mar, ficando inconsciente, e de imediato vários populares que se encontravam no mesmo local deram o alerta. Sem hesitar, empregados do restaurante Mar do Inferno entraram em ação.
13.
Sabia que há uma moeda que pode valer mais de 500 euros?
E se entre as moedas que tem na carteira estiver uma que é muito mais valiosa do que pensa? É que há moedas a circular que podem ser vendidas a mais de 500 euros em alguns sites, segundo o jornal espanhol La Información.
Tratam-se de moedas de dois euros, francesas, emitidas no ano de 2001. No anverso tem a “árvore da vida” e o lema da república gaulesa 'Liberté, Egalité, Fraternité'. Até aqui parece tudo normal, mas o que fazem delas realmente valiosas são os erros de cunhagem.
14.
Retirou-se do futebol aos 31 anos, apostou na agricultura e ficou milionário
José “Jota” Peteleiro cumpriu o sonho de muitos miúdos que um dia quiseram ser jogador de futebol: tornou-se profissional e jogou em algumas das melhores ligas do mundo, como a Premier League e a La Liga. Ainda assim, o espanhol desiludiu-se com o desporto e retirou-se aos 31 anos. Desde então, troca o relvado pelo campo.
15.
Receber 750 euros e fazer uma formação na área digital? É possível - o Contas Poupança explica como
Qualquer trabalhador em Portugal pode receber 750 euros para fazer um curso de formação na área do digital. E se fizer a candidatura já, pode conseguir mais 750 no ano que vem. O Contas-Poupança explica como funciona.
Os cursos podem ser sobre inteligência artificial, programas informáticos, ferramentas de contabilidade ou mais básicos como Excel ou Word. Numa breve pesquisa na internet encontra dezenas de escolas e empresas que têm cursos abrangidos por esta medida.
Todos os trabalhadores podem candidatar-se, quer no público, quer no privado, por conta de outrem ou trabalhador independente, empresários em nome individual ou sócios. Os trabalhadores estrangeiros também têm direito, desde que tenham residência legal.