
A Audi anunciou que os lucros de 2024 registaram uma queda de 33% para os €4.189 milhões, pressionados pela queda da procura na China, o maior mercado automóvel do mundo.
Além disso, a marca germânica revelou ainda que o volume de negócios caiu em 2024 para €64.532 milhões, menos 7,6% face a 2023.
Para além disso, a marca revelou ainda que o lucro operacional foi de €3.903 milhões, menos 37,8% do que no ano anterior, uma queda que, de acordo com a empresa, foi motivada pelos custos de reestruturação decorrentes do encerramento da unidade de produção em Bruxelas.
“As mudanças económicas globais e a intensificação da concorrência internacional representam grandes desafios para a Audi e para a indústria como um todo”, disse o presidente executivo (CEO) da Audi, Gernot Döllner, na apresentação dos resultados.
A Audi, que também detém as marcas Bentley, Lamborghini e Ducati, vai concentrar-se em 2025 no rejuvenescimento do seu portefólio com “numerosos modelos novos”.
“Estamos também a dar especial ênfase ao nosso posicionamento nos principais mercados da China e da América do Norte”, acrescentou Döllner.
As marcas Audi, Bentley, Lamborghini e Ducati entregaram 1.692.548 veículos no ano passado, menos 11,8% em relação a 2023 e 54.495 motociclos, menos 6,4% em relação ao ano anterior.
Recorde-se que a Audi anunciou um plano de restruturação que passa por suprimir 7.500 postos de trabalho na Alemanha, até 2029.