Luís Menezes sempre achou que ia ser médico, seguindo a longa tradição da família onde há médicos há mais de três gerações, e garante que não tinha um “plano B” para o caso do “plano A falhar”. Mas falhou. Não entrou em Medicina e ainda chegou a frequentar o curso de Engenharia Química, mas foi pela Economia que acabou por se encantar.
Formou-se na Universidade Católica e ao currículo académico acrescentou várias formações executivas em gestão, liderança internacional e transformação digital, no Insead e no IMD. Acrescentar conhecimento e alargar horizontes de pensamento é algo que diz ser essencial para se robustecer enquanto líder.
Apesar de derivar o seu caminho para as áreas da Economia e da Gestão, a Saúde acabou por ser um fio condutor no percurso de carreira de Luís Menezes. Depois de uma primeira experiência internacional ao serviço da JP Morgan, em Londres - de que recorda a extrema intensidade das rotinas: "às vezes trabalhávamos um, dois dias quase seguidos e onde acabávamos por descansar, era a dormir 20 ou 25 minutos para a casa de banho, o que era uma prática recorrente" -, integrou a Unilabs durante 18 anos, chegando a CEO da empresa.
"Tive três ciclos de crescimento e de reestruturação na Unilabs. Conseguirmos ter as pessoas preparadas, a liderança alinhada para perceber que as empresas vivem por ciclos. Quando isto está dentro da engrenagem da empresa, traz muita agilidade e capacidade de execução", explica. Integrou o Grupo Ageas Portugal em maio de 2024 e chegou ao cargo de CEO seis meses depois.
Diz que o percurso de carreira que construiu é muito mais sustentado nos erros do que nos sucessos. “O superpoder de um líder vem da capacidade de não repetir erros”, sublinha.
O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios: