O manual escolar de Matemática do 1º ano “Supermiúdos”, publicado pela Texto Editores, do Grupo Leya, venceu esta semana, na Feira do Livro de Frankfurt, os prémios BELMA (Best European Learning Materials Awards), que distinguem os melhores materiais didáticos da Europa.

O manual de Português da mesma chancela foi também distinguido com o terceiro prémio, atribuído pela European Educational Publishers Group, que reúne editoras educacionais de toda a Europa.

Dirigidos ao 1º ano do ensino básico, os livros “Supermiúdos” foram destacados pelo júri pela sua inovação e adaptação às necessidades da educação atual, como a valorização da diversidade cultural, com a inclusão de crianças de diferentes nacionalidades e etnias.

A facilidade de utilização e a variedade de atividades, que estimulam habilidades como ouvir, imaginar, refletir, movimentar o corpo, realizar tarefas manuais, desenhar e escrever, foram igualmente elogiadas, contribuindo para criar um ambiente de aprendizagem “dinâmico e envolvente”.

“O ensino e a aprendizagem são apresentados num contexto prático, com exemplos do dia a dia, o que facilita a compreensão e a aplicação dos conceitos pelos alunos. Os manuais são complementados com imagens de diversas situações do quotidiano, promovendo a consciência visual e motivando os alunos através de recursos visuais apelativos”, salienta o júri, acrescentando que “as atividades são propostas de forma criativa e divertida, tornando o processo educativo mais atrativo e interativo”.

Por outro lado, os manuais estão construídos de uma forma que permite que cada aluno avance ao seu ritmo, promovendo uma aprendizagem mais personalizada, adianta o júri. Os livros estão associados a recursos online, através da plataforma Aula Digital, que disponibiliza exercícios e materiais complementares, disponíveis em 80 línguas.