O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou este domingo as seleções portuguesas pelos "apuramentos históricos" para o Mundial de râguebi masculino de 2027 e para o Europeu feminino de basquetebol de 2025.

"São dois apuramentos históricos para o desporto nacional, pois o râguebi garante a sua terceira presença em Mundiais da modalidade, sendo a primeira vez que o consegue em duas edições consecutivas, e o basquetebol feminino faz a sua estreia na competição", escreveu Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota colocada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

Portugal qualificou-se, pela terceira vez, para o Mundial de râguebi, após vencer a Alemanha, por 56-14, em partida da segunda jornada do Rugby Europe Championship 2025, em Lisboa.

Inédito é o apuramento para a fase final do Eurobasket2025 feminino, graças ao estatuto de melhor segundo classificado dos oito grupos de qualificação, após a vitória frente à Sérvia, por 57-40, na oitava e última jornada do Grupo G, em Coimbra.

O chefe de Estado enalteceu o "excelente trabalho e esforço" dos "lobos" e das "linces" e dos seus treinadores, equipas técnicas e federações na conquista "destes feitos", e agradeceu, "em nome de Portugal e dos portugueses, por mais este passo dado na afirmação do râguebi e do basquetebol feminino português a nível internacional".

Num dia que considerou de "conquistas inéditas do desporto nacional", Marcelo Rebelo de Sousa felicitou também a "jovem patinadora Jéssica Rodrigues, que conquistou a medalha de ouro na prova de "mass start" no Campeonato do Mundo júnior de patinagem de velocidade no gelo, em Collalbo, em Itália, tornando-se na "primeira campeã do mundo portuguesa em modalidades de inverno".


Com LUSA