Maria Luís Albuquerque e todos os outros 25 Comissários Europeus indigitados vão avançar para a fase de audições, necessária antes de assumirem o cargo.

A Comissão dos Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu (PE) já deu luz verde para que o processo avance, depois de ter avaliado a lista de possíveis conflitos de interesse.

"A Comissão dos Assuntos Jurídicos deu luz verde para avançar com o processo das audições dos comissários indigitados", de acordo com uma mensagem na rede social X publicada esta quinta-feira.

No caso de Maria Luís Albuquerque, a primeira declaração de interesses levantou dúvidas, por não ter declarado quaisquer interesses financeiros. Os eurodeputados pediram-lhe mais explicações, mas a candidata a comissária garante que não tem investimentos a declarar.

O calendário das audições, previstas entre 04 e 12 de novembro no PE, em Bruxelas, deverá ser decidido esta quinta-feira pela conferência de presidentes, que agrega a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, e os líderes dos grupos políticos representados no hemiciclo (PPE, S&D, Verdes, Esquerda, Renovar a Europa, ECR e Patriotas pela Europa)