Mário Nogueira está de saída da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) após ter permanecido 18 anos no cargo.

Os atuais secretários-gerais-adjuntos, José Feliciano Costa e Francisco Gonçalves, são os candidatos mais prováveis à sucessão de Mário Nogueira.

A notícia é avançada pelo Correio da Manhã, que adianta que a saída do dirigente e a eleição da nova liderança vão concretizar-se nos dias 16 e 17 de maio, no congresso da Fenprof.

Mário Nogueira foi eleito secretário-geral da Federação Nacional dos Professores em 2007. Em 2019, quando foi reeleito, disse que aquele era o último mandato. Mas em 2022, foi reconduzido no cargo e ficou com dois adjuntos, na sequência de uma alteração dos estatutos que permitiu uma coordenação colegial.

Mário Nogueira, com 67 anos, sai da Fenprof ao fim de 18 anos e deverá pedir a aposentação após deixar a liderança, no congresso de maio.