O FC Porto oficializou, esta segunda-feira, a contratação de Martín Anselmi como novo treinador da equipa principal de futebol para as próximas duas épocas e meia.

O anúncio oficial já se esperava, até porque o técnico sul-americano assistiu ao jogo entre os “azuis e brancos” e o Santa Clara, no domingo, que terminou com um empate a uma bola.

No site oficial do clube, o emblema da cidade invicta informa que o treinador de 39 anos fica contratualmente ligado aos “azuis e brancos” até 2027 e já conheceu os cantos à nova 'casa'.

Na conferência de imprensa de apresentação, o treinador argentino salientou a “responsabilidade e prestígio” de representar o FC Porto.

As sensações são enormes. Muita felicidade, aqui respira-se algo que me guiou durante toda a vida: paixão, cultura pelo trabalho, exigência", afirmou Martín Anselmi.

A polémica saída do Cruz Azul

O treinador de 39 anos aproveitou para partilhar a sua versão da ‘novela’ em que se transformou a saída do comando técnico do Cruz Azul.

Anselmi prosseguiu a apresentação com revelações sobre a abordagem tática que pretende implementar no Dragão: "Queremos um futebol posicional, um futebol de ataque. Na parte ofensiva, teremos um sistema que vai depender do rival. Para defender é um sistema, para perceber como saltamos, como corremos. E flexibilidade".

"O FC Porto tem de lutar, estar sempre em cima. Somos treinadores que trabalhamos. Para poder ver o trabalho refletido, é preciso tempo. (...) Gostamos de ser melhores, há sempre margem, mas temos de ter humildade e saber onde falhamos. Somos muito exigentes connosco e com quem nos rodeia. Estamos convencidos de que vamos chegar onde todos os portistas e todos nós queremos", assegurou.

Martín Anselmi é o mais recente sócio do FC Porto
Martín Anselmi é o mais recente sócio do FC Porto Reprodução/X FC Porto

Na próxima quinta-feira, dia 30, o FC Porto defronta, fora de portas, os israelitas do Maccabi Tel Aviv para a Liga Europa, um duelo fulcral para a continuidade na prova.

Apesar de não ter divulgado os valores envolvidos na transferência, a imprensa desportiva nacional e internacional avança que o FC Porto terá desembolsado cerca de três milhões de euros para resgatar o argentino ao Cruz Azul.

Anselmi, de 39 anos, substitui no cargo Vítor Bruno, que deixou o clube há uma semana, depois de três derrotas consecutivas, sendo que a transição foi assegurada pelo coordenador da formação dos 'dragões', José Tavares, que na quinta-feira liderou a equipa na derrota com o Olympiacos (0-1), para a Liga Europa, e no domingo no empate frente ao Santa Clara (1-1).

Percurso do novo treinador

O argentino integrou as equipas técnicas de Independiente (Argentina), Atlanta (Argentina), Independiente del Valle (Equador) e Internacional (Brasil), antes de se estrear como treinador principal ao serviço do Union La Calera, do Chile.

Em 2022, regressou ao Independiente del Valle, mas para ser o responsável máximo, pouco tempo depois de o português Renato Paiva ter deixado o comando dos equatorianos.

Martín Anselmi
Martín Anselmi Nicolas Aguilera

Pela formação de Sangolquí conquistou a Taça Sul-americana desse ano, numa final frente ao São Paulo, e em 2023 arrecadou a Supertaça sul-americana, diante do Flamengo, então treinado pelo português Vítor Pereira, além de ter vencido a Taça e a Supertaça do Equador. No campeonato, atingiu a final, perdida para a Liga de Quito.

Rumaria ao México em 2024, para liderar o Cruz Azul, ficando no segundo lugar da fase regular do 'Clausura' e, depois, perdendo a final para o Club América. No 'Abertura' de 2024/25, foi primeiro classificado na fase regular, mas acabou derrotado nas meias-finais, novamente pelo Club América.

Com Lusa