Uma equipa de estudantes voluntários encontraram, nesta semana, durante uma escavação arqueológica em Dieppe, no norte de França, um pequeno frasco de vidro que trazia uma mensagem escrita há mais de dois séculos, segundo a BBC.
A mensagem em papel, enrolada e atada com o fio, foi escrita em janeiro de 1825, por P.J. Féret, um reconhecido membro de várias sociedades intelectuais, e revelava que naquela época já tinham sido conduzidas escavações no mesmo local.
O chefe da equipa, Guillaume Blondel, descreveu o momento como "absolutamente mágico".
“Sabíamos que tinham havido escavações aqui no passado, mas encontrar esta mensagem foi uma surpresa total”, afirmou Blondel.
A atual escavação pretende salvar o máximo possível da aldeia gaulesa, antes que desapareça completamente devido à erosão das falésias. Grande parte do local já foi destruído, mas a equipa conseguiu desenterrar vários artefactos, principalmente peças de cerâmica com mais de 2 mil anos, que fornecem pistas sobre a vida naquela época.
A descoberta da mensagem de Féret foi recebida como um "presente do passado", oferecendo uma rara ligação direta entre as escavações arqueológicas de hoje e as do início do século XIX.