A Audi e SAIC, um dos principais fabricantes de automóveis da China, celebraram em 2023 uma parceria para desenvolver uma gama de modelos elétricos de última geração exclusivos para o mercado chinês, conhecida internamente como Purple, com o objetivo de reforçar a posição de ambas as marcas naquele que é o maior mercado automóvel mundial.

Recentemente, o CEO do projeto de cooperação Audi e SAIC, Fermín Soneira, revelou que concept elétrico do novo modelo será revelado em novembro, e a versão de produção deverá chegar ao mercado no segundo semestre de 2025.

A produção do novo modelo deverá ter lugar na fábrica da SAIC-VW em Xangai, na China. Já se sabe que para além deste primeiro elétrico a Audi e a SAIC tem previsto mais dois novos modelos, um SUV e um sedã, todos os três modelos assentes sob uma plataforma específica para o mercado chinês, apelidada de Advanced Digitized Platform.

O que parece certo é que os novos modelos não vão ser uma versão rebatizada da IM Motors, a joint venture de veículos elétricos entre a SAIC, Alibaba e ZhangJiang Hi-Tech, e Fermín Soneira confirmou à imprensa especializada chinesa, que os novos modelos elétricos vão estar dotados de baterias da CATL e tecnologia de condução autónoma da Momenta, uma empresa de veículos autónomos de Pequim.

Neste momento, não se sabe se a nova gama de modelos 100% elétricos vão continuar a adotar o logotipo de quatro anéis da Audi, embora os rumores apontem para que os novos veículos façam uso de um visual mais moderno e autêntico, que reflita, igualmente, a nova ambição da empresa para o futuro.