O Presidente da República e o primeiro-ministro estão esta segunda-feira a visitar algumas das zonas afetadas pelos incêndios do Norte e Centro do país.
Em declarações aos jornalistas em Vila Pouca de Aguiar, Luís Montenegro garantiu que todos os mecanismos de ajuda iram ser acionados com muita rapidez.
Além disso, afirmou que a urgência de reanimar as zonas afetadas pelos incêndios não se pode confundir com facilitismo e defendeu justiça na atribuição de apoios.
"É importante a urgência e a justiça", garantiu Luís Montenegro.
À semelhança do primeiro-ministro, também o Presidente da República disse esperar que o processo de apoio aos afetados pelos incêndios seja “rápido”.
Enquanto falava aos jornalistas em Zimão, Vila Pouca de Aguiar, o Presidente da República lembrou a tragédia de Pedrógão Grande e assumiu que nem tudo correu bem.
Governo está a trabalhar para apurar causas dos incêndios
De acordo com o primeiro-ministro, o Governo está a trabalhar para apurar as causas dos vários incêndios que deflagraram na zona centro e norte do país há duas semanas.
Quanto à distribuição de meios durante o combate, Luís Montenegro assumiu que podem ter sido tomadas opções erradas, mas que a proteção de pessoas e bens foi sempre prioritária.