Morreu, aos 78 anos, a atriz espanhola Marisa Paredes, que ganhou notoriedade com a participação em vários filmes do realizar Pedro Almodóvar, anunciou, esta terça-feira, a Academia Espanhola de Cinema.

"O cinema espanhol perde uma das suas figuras mais icónicas", começa por referir aAcademia Espanhola de Cinema, num comunicado partilhado no site oficial, referindo-se a Marisa Paredes, que assumiu a presidência da organização entre 2000 e 2003.

Nascida em Madrid, em 1946, foi na capital espanhola que a artista se formou na Escola de Arte Dramática.

Aos 14 anos, à boleia do filme 'Esta Noche Tampoco', de José Osuna, Marisa Paredes estreou-se no grande ecrã. No total, a atriz integrou o elenco de mais de 75 filmes, dos quais se destacam as seis produções de Pedro Almodóvar em que participou, o primeiro dos quais, 'Entre Tinieblas', em 1983.

A participação nos filmes do consagrado realizador espanhol abriu-lhe as portas do cinema internacional, tendo integrado filmes como 'A Vida é Bela', de Roberto Benigni, 'Vermelho Sangue', de Arturo Ripstein, e 'Nas Costas do Diabo', de Guillermo del Toro, entre outros.

Apesar de nunca ter vencido um prémio Goya, o mais importante galardão da indústria cinematográfica espanhola, em 2018, Marisa Paredes foi agraciada com o Goya de Honra.