Joaquim Pinto foi o primeiro baixista da banda formada em 1984, em Braga. O músico estava internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.
Joaquim Pinto, um dos fundadores dos Mão Morta, morreu, esta madrugada, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, onde estava internado, segundo confirmou, em comunicado, a banda bracarense.
"Fundador e ideólogo dos Mão Morta, que formou com Miguel Pedro e Adolfo Luxúria Canibal há exatamente 40 anos, no início de Novembro de 1984, e seu membro honorário desde 1990, quando deixou de exercer as funções de baixista permanente. Desde então aparecia esporadicamente e de surpresa num concerto ou outro, a tocar o seu 'Aum'. Haveremos de nos voltar a encontrar em Berlim! Até lá, fica em paz, irmão ", lê-se na publicação feita pela banda no Instagram .
"Em Outubro de 1984, Joaquim Pinto assiste em Berlim a uma atuação dos Swans. No final do concerto encontra Harry Crosby, baixista da banda nova-iorquina, que lhe diz que ele tem cara de baixista. Pinto regressa a Braga, compra um baixo e, em Novembro desse ano, forma os Mão Morta, com Miguel Pedro na guitarra e Adolfo Luxúria Canibal na voz", segundo o site do grupo .