Osamu Suzuki, presidente e diretor do fabricante de automóveis Suzuki por mais de quatro décadas, morreu na quarta-feira, 25 de dezembro, aos 94 anos, devido a um linfoma maligno, revelou, nesta sexta-feira, a estação pública japonesa NHK.
Suzuki, que ajudou a transformar a empresa num fabricante global, deixou o cargo em 2021, aos 91 anos, e tornou-se consultor da empresa fundada em 1909.
Em 2016, deixou o cargo de diretor executivo da fabricante japonesa devido ao escândalo de manipulação de dados de emissões que a empresa então enfrentava, mas manteve o cargo de presidente a título honorário.
Sob a sua liderança, a empresa conseguiu expandir as suas vendas internacionalmente e tornar-se um 'player' importante em mercados como a Índia, tendo selado uma aliança de capital com o líder automóvel japonês - Toyota - para desenvolver em conjunto veículos com sistemas de condução autónoma.
Casado com a neta do fundador do grupo Suzuki, Osamu Suzuki entregou o cargo de máxima responsabilidade na empresa ao filho, Toshiro Suzuki, em 2016.