Uma mulher ficou presa de cabeça para baixo numa fenda, entre duas rochas, quando tentava recuperar o seu telemóvel na região de Nova Gales do Sul, na Austrália. A operação de resgate durou mais de sete horas.

Matilda Campbell estava a passear com amigos numa propriedade privada em Laguna, uma cidade do interior de Hunter Valley, a cerca de 120 quilómetros de Sideny, quando deixou cair o telemóvel. Ao tentar recuperá-lo, escorregou de cabeça numa fenda entre duas grandes rochas e ficou pendurada pelos pés a três metros de profundidade.

Os amigos da jovem de 23 anos não conseguiram alcançá-la, por tentaram telefonar para o 000 (numero de emergência local, equivalente ao 112), mas não conseguiram fazer a ligação.

Peter Watts, paramédico especialista em salvamento da NSW Ambulance, disse à CNN que não havia sinal telefónico na zona, pelo que os amigos de Matilda Campbell tiveram de a deixar e procurar outro lugar para telefonar. A ajuda acabou por chegar mais de uma hora depois do acidente.

O paramédico trabalhou com uma equipa multidisciplinar para remover várias pedras pesadas para criar um ponto de acesso seguro. Com cuidado, foi construída uma estrutura de madeira dura para garantir a estabilidade enquanto a equipa de socorro trabalhava.

Reprodução NSW Ambulance/Facebook

A equipa enfrentou o desafio de conduzir Matilda Campbell para fora da fenda através de uma curva em “S” apertada, ao longo de uma hora, tendo sido necessário usar um guincho Tirfor especializado para mover uma enorme rocha de 500 kg.

“Nos meus 10 anos como paramédico de resgate, nunca tinha encontrado um trabalho como este, foi um desafio mas incrivelmente gratificante”, disse Peter Watts, citado numa publicação da NSW Ambulance nas redes sociais.

A jovem foi libertada em segurança sete horas após a queda, apenas com pequenos arranhões e nódoas negras, de acordo com a publicação.

“Ela estava cansada e bastante tonta. Todo o seu sangue estava na cabeça e não tinha nada nas pernas, por isso não se conseguia levantar, não conseguia andar naquela altura”, referiu Watts.

Matilda Campbell foi levada para o hospital para observação. O telemóvel, no entanto, não foi recuperado.