Os cardeais reunidos no Vaticano fixaram o dia 07 de maio como data para o início do conclave, que irá eleger o sucessor do Papa Francisco, informou a agência italiana Ansa, citando fontes da Congregação Geral.

De acordo com as regras do Vaticano, os cardeais participarão numa missa solene na Basílica de São Pedro, no Vaticano, na manhã do dia 07, antes de os eleitores com menos de 80 anos se reunirem na Capela Sistina à tarde para a votação à porta fechada, que poderá durar vários dias.

A data do conclave foi o principal ponto da agenda de hoje dos cardeais católicos, que se reuniram informalmente após a morte do Papa Francisco ocorrida no passado dia 21.

O anúncio do início do conclave foi adiado até depois do funeral do religioso Francisco que decorreu no sábado.

Segundo as agências noticiosas, o Vaticano referiu que mais de 180 elementos participaram hoje na quinta reunião informal em Roma.

Um grupo de 135 cardeais, conhecido como Colégio dos Cardeais, poderá eleger um novo papa e inclui membros de cantos distantes do mundo que Francisco nomeou ao longo dos seus 12 anos.

Apenas os cardeais com menos de 80 anos são elegíveis para votar, e não é claro quantos dos 135 irão participar, até porque um cardeal espanhol já disse que não virá a Roma por razões de saúde.