A Renault está a investir fortemente em plataformas dedicadas a veículos elétricos (VE), fazendo um movimento audacioso que pode perturbar a indústria e estabelecer novos padrões na revolução elétrica! Com as plataformas CMF-EV e CMF-BEV, a Renault pretende criar VEs que serão tão acessíveis quanto os veículos com motor de combustão até 2027-2028, oferecendo desempenho, autonomia e eficiência incomparáveis enquanto redefine o que os VEs convencionais podem oferecer​.

CMF-EV: Desempenho Premium, Domínio de Longa Distância

A plataforma CMF-EV está destinada a potenciar os modelos elétricos premium da Renault, oferecendo uma autonomia de até 580 quilómetros (360 milhas) com uma única carga. Projetada para veículos dos segmentos C e D, esta plataforma otimiza a dínâmica de condução, graças a um baixo centro de gravidade, distribuição de peso ideal e peso reduzido, tudo suportado por uma suspensão traseira de múltiplos braços para uma condução suave e responsiva. Ao localizar estrategicamente os principais componentes no compartimento do motor, a Renault maximizou o espaço interior enquanto minimizou o peso e os custos de produção​.

CMF-BEV: Energia Elétrica Acessível para Todos

A plataforma CMF-BEV será a espinha dorsal dos veículos elétricos de entrada da Renault, com o objetivo de reduzir os custos de produção em 33% em comparação com modelos anteriores como o Zoe. Esta plataforma económica permitirá um alto desempenho, oferecendo até 400 quilómetros (249 milhas) de autonomia sem sacrificar o estilo, design e funcionalidade que os consumidores esperam da Renault. Com a escalabilidade em mente, a plataforma CMF-BEV suporta um design de bateria modular intercambiável, reduzindo ainda mais os custos e aumentando a eficiência​.Sonhos Elétricos: Feito em França, Aiming for a Million

Com a produção ancorada na divisão Ampere da Renault e na Renault ElectriCity no norte de França, o construtor automóvel planeia produzir 400.000 veículos elétricos anualmente até 2025, aumentando para mais de um milhão até 2031. Esta escalada agressiva será crítica para o objetivo da Renault de alcançar neutralidade carbónica na Europa até 2040. Entretanto, o sistema “One Box” da Renault—um inversor compacto e integrado, conversor DC-DC e unidade de carregador a bordo—está preparado para reduzir ainda mais os custos e aumentar a eficiência dos seus modelos elétricos, graças às suas capacidades de 800V e à parceria com a STMicroelectronics​.

As ambiciosas plataformas elétricas da Renault são uma poderosa declaração na batalha pelo futuro da mobilidade, com planos para entregar 10 novos modelos elétricos até 2025 e aumentar opções sustentáveis e competitivas para os consumidores. Este movimento coloca a Renault na vanguarda da corrida dos veículos elétricos, estabelecendo um novo padrão para inovação, acessibilidade e affordability na era eletrificada​.