Uma obra de Paula Rego (1935-2022) da série "Capuchinho Vermelho" vai quinta-feira à praça em Lisboa, com estimativa entre 180 mil e 250 mil euros, segundo o catálogo do leilão de arte moderna e contemporânea organizado pela Veritas.
Intitulada "Mother wears the worlf's pelt" ("A mãe veste a pele do lobo", em tradução livre), o quadro em pastel sobre papel faz parte de uma série que retrata o conto do Capuchinho Vermelho, em que uma menina é levada por um lobo a revelar o caminho para casa de sua avó, onde chega antes dela e o pior acontece.
A peça foi exibida nas exposições "Paula Rego", antológica apresentada no Museu de Serralves, no Porto (2004-2005), na "Family Sayings", no La Virreina Centre de la Imatge, em Barcelona (2017), na "All the Better to See You With: Fairy Tales Transformed", no The Ian Potter Museum of Art, em Melbourne (2017-2018), e em "Paula Rego: Folktales and Fairy Tales", na Casa das Histórias, Cascais (2018), refere o catálogo.
Contactada pela agência Lusa sobre a propriedade da peça, a leiloeira Veritas Art indicou que "Mother wears the worlf's pelt" pertence a uma coleção particular portuguesa, e estará em exposição a partir de sábado até à realização do leilão presencial, em 14 de novembro, 19:00, em Lisboa.
No quadro com dimensões de 84 por 67 centímetros, a mãe surge sentada, vestida de forma elegante com um vestido de veludo vermelho, numa cadeira giratória do tipo escritório, e usa um chapéu e uma estola de pele, cuja ponta felpuda segura com uma das mãos.
A série de pastéis pintados por Paula Rego sobre o conto escrito no século XVII, a partir de recolhas orais de Charles Perrault e, no século XIX, pelos irmãos Grimm, reúne seis momentos da história.
"Happy Family: Mother, Red Riding Hood and Grandmother" ("Família Feliz: Mãe, Capuchinho Vermelho e Avó"), "Little Red Riding Hood on the Edge" ("Capuchinho Vermelho no limite"), "The Wolf" ("O Lobo"), "The Wolf Chats Up Red Riding Hood" ("O Lobo à conversa com Capuchinho Vermelho"), "Mother Takes Revenge" ("A Mãe a vingar-se") e, por fim, este pastel em que a mãe veste a pele do lobo, "Mother wears the worlf's pelt".
Neste quadro, a outra mão da mãe "paira de forma protetora -- sugestivamente -- sobre a sua barriga", descreve, num ensaio sobre a obra, a curadora britânica Fiona Bradley.
"Na dinâmica narrativa da série a que pertence esta pintura, esta mãe, claramente, despachou e esfolou o lobo, dominando-o, batendo a filha em qualquer jogo de poder psicossexual que pudessem estar a jogar. Ternurenta em 'Happy Family', determinada em 'Mother Takes Revenge' e, nesta pintura, simultaneamente presunçosa e astuta. A mãe vingou-se, mas, de quem? E, quem ou o que está na sua barriga? O lobo? A sua filha?", questiona a curadora.
Originalmente, o conto servia de advertência, alertando para o cuidado com estranhos. Na versão dos Irmãos Grimm, Capuchinho Vermelho e a sua avó sobrevivem, retirados da barriga do lobo por um caçador que lhe queria a pele.
Nesta série, Paula Rego - que ao longo do percurso artístico se interessou pelos contos infantis como fonte de inspiração - aproveitou a história para explorar vários aspetos do poder feminino, a rivalidade entre mãe e filha, o despertar sexual e a maioridade.