Cerca de 300 agentes da polícia participam da operação, que procura mais de 100 suspeitos, supostamente escondidos na Maré, onde vivem cerca de 140 mil pessoas.

Segundo os 'media' locais, entre os procurados estão homens suspeitos de terem assassinado Leônidas Augusto da Silva de Oliveira, um menino de 12 anos morto no último dia 9 durante um assalto seguido de um tiroteio na Avenida Brasil, uma das vias mais movimentadas da capital 'fluminense'.

Também estão na lista de prioridades dos agentes as buscas por suspeitos de participarem do assalto a um depósito da rede de supermercados Pão de Açúcar, em junho, que terminou com dois vigilantes mortos.

A operação busca prender Jorge Luiz Moura Barbosa e Rodrigo da Silva Caetano, apontados como as principais lideranças do Comando Vermelho na Maré.

Segundo os 'media' locais, cinco pessoas já foram presas, incluindo um suspeito que ficou ferido ao tentar fugir e que foi e encaminhado para um hospital.

A organização não-governamental Redes da Maré informou que a operação começou por volta das 5:00 da manhã (8:00 em Lisboa), quando moradores do complexo de favelas ouviram a chegada da polícia, que mobilizou pelo menos 5 carros blindados.

CYR // PJA

Lusa/Fim