Os Passadiços do Paiva e a famosa Ponte 516 Arouca, no concelho de Arouca, foram encerrados por tempo indeterminado devido a questões de segurança, segundo uma publicação nas redes sociais. As estruturas foram afetadas pelos incêndios desta semana.

"Os nossos mais sinceros agradecimentos a todos os bombeiros e aos demais agentes da Proteção Civil, que têm combatido os fogos, e a vocês, pelas palavras de carinho que nos têm feito chegar. A nossa prioridade é a segurança de todos e esperamos que tudo se resolva rapidamente e da melhor maneira. Partilharemos novas informações assim que possível", lê-se na publicação do Instagram.

Os visitantes que já adquiriram bilhetes para as Passadiços do Paiva e a ponte suspensa devem contactar a MEO Blueticket para mais informações e possíveis reembolsos.

Na noite de terça-feira, as chamas do incêndio que lavrava em Arouca chegaram aos Passadiços do Paiva. O cenário verde foi substituído pelo laranja do fogo que atingiu parte do troço de madeira. Nas imagens vê-se que o caminho ficou interdito devido à destruição da passagem. O fogo chegou também perto da 516 Arouca, uma das maiores pontes pedonais suspensas do mundo.

Os Passadiços do Paiva, localizados no Arouca Geopark, estendem-se por um percurso único de 8 quilómetros ao longo do Rio Paiva. O trajeto, conhecido pela sua biodiversidade, liga as praias fluviais de Areinho, Vau e Espiunca, e atrai visitantes de todo o mundo. Além disso, a imponente Ponte 516 Arouca, é uma das principais atrações da região.