O secretário-geral do PS expressou hoje a "mais profunda consternação e solidariedade" com o povo espanhol pelas "trágicas inundações" que já fizeram dezenas de vítimas mortais, afirmando que "Espanha não está sozinha neste momento de dor".
Através das redes sociais, Pedro Nuno Santos solidarizou-se com Espanha na sequência do mau tempo no leste do país que provocou, segundo o mais recente balanço das autoridades locais, pelo menos 63 mortos na última noite e madrugada.
"Expresso, em meu nome e em nome do Partido Socialista, a mais profunda consternação e solidariedade ao povo espanhol, em especial às famílias das vítimas mortais e de todos os afetados pelas trágicas inundações na zona de Valência", pode ler-se na publicação.
Segundo o líder do PS, "Espanha não está sozinha neste momento de dor".
A região mais afetada foi a Comunidade Valenciana, com o governo regional a confirmar pelo menos 62 mortes. Está ainda confirmada uma vítima mortal na região vizinha de Castela La Mancha.
O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, garantiu apoio a todos os afetados pelo mau tempo no país e alertou que "a emergência continua" pedindo à população para extremar as precauções.
As imagens da Comunidade Valenciana que estão a ser divulgadas pelas televisões e nas redes sociais mostram aldeias, estradas, ruas e campos inundados, infraestruturas danificadas, carros arrastados pelas águas e presos em autoestradas e pessoas em telhados ou árvores à espera de resgate.
Na última noite, a precipitação na região de Valência foi a mais elevada em 24 horas desde 11 de setembro de 1966, de acordo com dados oficiais.
O Governo de Espanha criou uma comissão de crise para acompanhar os efeitos da tempestade e mais de mil militares de uma unidade especial de emergência foram enviados para o terreno.