A Peugeot apresentou o novo E-408, modelo 100% elétrico que reforça a gama da da berlina fastback.
Lançado originalmente com motorizações híbridas plug-in, o novo E-408 é o 13º modelo 100% elétrico da Peugeot, e apresenta-se com um motor elétrico dianteiro com 210 cv de potência e 345 Nm de binário, associado a uma bateria com química NMC 811 (80% Níquel, 10% Manganês, 10% Cobalto) com uma capacidade útil de 58,2 kWh, que beneficia de uma maior densidade energética com 18 módulos integrados, e que permite anunciar uma autonomia de até 453 km no ciclo combinado WLTP.
Para ajudar a reduzir os consumos, o E-408 conta com três níveis de travagem regenerativa: Baixo; Moderado; Aumentado, que são controlados utilizando as patilhas atrás do volante compacto.
O condutor pode, também, escolher entre três modos de condução, consoante as suas prioridades. O modo Normal é o predefinido, com uma potência de 190 cv e um binário de 300 Nm, oferecendo um equilíbrio entre dinamismo e autonomia.
Já o modo Sport com uma potência de 210 cv e 345 Nm está disponível para obter o máximo desempenho e ativa-se automática e temporariamente nas fases de arranque. Por seu lado o modo ECO com 170 cv, 270 Nm privilegia a autonomia.
Para o carregamento da bateria em corrente alternada, o novo E-408 está equipado de série com um carregador trifásico de 11 kW. Para o carregamento em corrente contínua através de supercarregadores, o novo Peugeot 100% elétrico aceita potências até 120 kW, permitindo carregar de 20% a 80% da capacidade da bateria em pouco mais de 30 minutos e recuperar 100 km de autonomia em pouco mais de 10 minutos.
A gama do novo E-408 divide-se em dois níveis de equipamento: Allure e GT. A versão de entrada conta de série com faróis LED, jantes de liga leve de 19”, i-Cockpit com painel de instrumentos digital de 10” personalizável, navegação conectada com planeador de viagens, comando de voz “Ok Peugeot”, Apple CarPlay e Android Auto, sistema áudio com seis altifalantes, banco do condutor e volante aquecidos, climatização automática bi-zona, câmara e sensores de estacionamento traseiro, bomba de calor, entre outros
Já a versão topo de gama, E-408 GT, apresenta de série, para além do equipamento da versão Allure: Faróis Matrix LED, sensores de estacionamento dianteiros, acabamentos interiores em alumínio e iluminação ambiente personalizável em oito cores, soleiras das portas em alumínio, portão traseiro motorizado e operável em modo mãos-livres, pack Drive Assist Plus (condução semi-autónoma de nível 2).
O novo Peugeot E-408 já se encontra disponível para encomenda no mercado nacional, sendo proposto nos seguintes preços de venda a público recomendados: E-408 Elétrico 210 cv Allure: €45 395; E-408 Elétrico 210 cv GT: €48 205
No entanto, até ao final do mês de novembro vai estar a decorrer uma campanha promocional de lançamento para os clientes particulares, com o preço do E-408 Allure a baixar para os €43 395 e da versão GT para os €45 205.