Os cinco pilotos que competem com protótipos não vão participar na Rampa Regional da Camacha, segunda prova do Troféu Regional de Rampas AMAK 2025. Nesta circunstância estão o campeão regional Dinarte Nóbrega, o vencedor da primeira prova Gregório Faria, Sérgio Jesus e Miguel Sousa, todos inscritos com um kartcross, e ainda André Silva, noutro protótipo BRC.

Os concorrentes decidiram tomar esta posição de força na sequência das exigências feitas pelas autoridades, que impedem a circulação destas viaturas na via pública, nomeadamente entre o parque fechado e o percurso da rampa. A solução apresentada seria a deslocação em reboques entre estas zonas, o que se torna impraticável para os pilotos, até mesmo em termos de segurança dos mesmos, dado que implicaria entrarem em competição com pneus e travões frios, com todo o risco inerente.

Os cinco pilotos já não marcaram presença na prova espectáculo agendada para esta noite no centro das Camacha, que decorre neste preciso momento.

Curiosamente, estas exigências surgem à segunda prova do ano, depois de na Rampa da Ponta do Sol, realizada a 7 e 8 de Março, não terem sido levantados problemas sobre a circulação destes mesmo protótipos.