
O Pingo Doce arranca com pagamentos por inteligência artificial (IA) em dois restaurantes Comida Fresca, o primeiro no Alegro Sintra desde segunda-feira e o segundo em Alverca, a partir de quinta-feira, disse à Lusa fonte oficial.
A cadeia do grupo Jerónimo Martins anunciou a abertura do novo restaurante Comida Fresca no Pingo Doce do Alegro Sintra, o primeiro em Portugal com caixas de pagamento 'self checkout' com inteligência artificial, cujo sistema reconhece automaticamente os artigos que o cliente tem no tabuleiro.
"Nesta loja, os clientes têm ao dispor cinco caixas de pagamento 'self checkout', com inteligência artificial de última geração, desenvolvida pela 'startup' Retail Robotics Solutions, que identifica automaticamente os vários artigos que estão no tabuleiro, através do reconhecimento de imagem", refere o Pingo Doce.
O Pingo Doce disse que a solução vai começar a ser alargada a outros restaurantes Comida Fresca, disse fonte oficial da marca contactada pela Lusa.
"O uso de IA torna possível a implementação de soluções inovadoras que permitem melhorar a experiência dos nossos clientes em loja, o que neste caso se traduz numa redução do tempo despendido no registo e pagamento e consequente diminuição dos tempos de espera", afirma José Esteves, Diretor de Tecnologias de Informação do Pingo Doce.
O sistema utiliza uma tecnologia avançada para reconhecer pratos da mesma forma que os humanos, identificando padrões na forma, cor e textura. A cada pedido, a precisão melhora, garantindo uma experiência de 'checkout' sem falhas, eficiente e fiável, segundo a retalhista.
A IA "tornou-se uma das tendências globais mais influentes, estamos dedicados a fornecer ao Pingo Doce as soluções mais avançadas e inovadoras, que estão destinadas a desempenhar um papel fundamental num contexto em rápida evolução", acrescenta Dimitri Rodin, presidente executivo (CEO) da Retail Robotics Solutions.