A vítima de 42 anos terá sido raptada à chegada a casa numa localidade próxima de Viseu na semana passada, dia 19. Foi obrigada a entrar num carro e mantida sob sequestro num hotel a poucos quilómetros.

Os quatro homens exigiam milhões de dólares americanos, bitcoins e não só.

“Estamos a falar acima de tudo de valores muito elevados, na ordem dos milhões, seja com ativos financeiros, seja em moeda virtual, sejam fundo (…), estamos a falar efetivamente de uma quantidade enormíssima”, disse Avelino Lima, diretor da Polícia Judiciário do Centro.

Depois de agredido, deslocou-se sob apertada vigilância a um banco próximo onde guardava um cofre com a promessa de ir levantar o dinheiro.

“Conseguiu passar a mensagem aos funcionários do banco que estava a ser vítima de crime e os funcionários ativaram a PSP de Viseu e com a chegada da polícia os indivíduos fugiram”, explicou o diretor da PJ do centro.

Os alegados raptores foram detidos e não residem em Portugal. Um preparava-se para fugir do país com antecedentes criminais também na bagagem.

Terão tido apoio de uma mulher portuguesa intermediária financeira tal como a vítima. Também foi detida, mas a investigação está longe de estar fechada.

Nos próximos dias pode haver mais detenções e detalhes sobre a origem do dinheiro. Os cinco suspeitos ficaram em prisão preventiva.