Hoje, dia 4 de fevereiro, assinala-se o Dia Mundial do Cancro. Para se juntar a esta iniciativa global, o ‘Tenho Cancro. E depois?’ convidou para uma sessão especial do seu podcast, dois convidados da sua primeira temporada: Nuno Morais Sarmento, antigo ministro do PSD, e a cara conhecida da SIC, Bárbara Guimarães.
Ambos regressam ao podcast do projeto por serem sobreviventes de cancro, mas desta vez, ao invés de estarem acompanhados pelos seus especialistas, subirão ao Palco Impresa com aqueles que experimentaram de perto os contornos da doença e o impacto que esta pode ter na vida de quem com ela se cruza. São estes familiares e amigos, que tantas vezes são afetados pelo cancro de forma indireta, que se juntarão à conversa para tomar um papel central - mas pouco falado - neste Dia Mundial do Cancro.
Além dos convidados já mencionados, irá ainda juntar-se Maria Oliveira da Silva para partilhar a sua história.
De recordar que pode ouvir todos os episódios já emitidos do podcast no site da SIC Notícias.
A conversa gravada no dia de hoje integrará a lista de episódios, no site da SIC Notícias e em todas as plataformas de podcast, durante esta semana.
Onde posso acompanhar a transmissão?
Para assistir à conversa de hoje, basta clicar AQUI. A transmissão tem início pelas 17h30, no facebook da SIC Notícias.
A importância de falar de cancro
Em Portugal, esta é uma doença que regista, anualmente, mais de 60 mil novos casos e segundo os dados da DGS, divulgados esta terça-feira, só em 2021 houve 60 mil 717 novos casos de cancro. Na mesma publicação, é divulgada a lista de cancros com maior incidência no país, em homens e mulheres: mama, colorretal, próstata, pulmão e, por último, estômago.
8 mil 797
novos casos de cancro da mama foram registados só em 2021. Em relação à próstata, no mesmo ano, os casos que surgiram atingiram um total de 7 mil e 99.
Devido ao envelhecimento da população e ao aumento da sobrevivência, esta é uma temática que cada vez mais faz sentido estar na agenda, afetando milhares de pessoas direta (os próprios doentes) e indiretamente (familiares e cuidadores). O que há ainda a fazer nesta área? Por que razão a literacia é tão premente?
Para responder a estas e outras questões, o ´Tenho Cancro. E depois?' falou com Maria Rita Dionísio, diretora médica da Novartis e com José Germano Rego de Sousa, patologista clínico e e administrador do Grupo Germano de Sousa. Ouça-os nos vídeos publicados abaixo.