O ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, considera que Maria Luís Albuquerque é “uma pessoa mais do que competente” para exercer as funções de comissária europeia.

Em entrevista à SIC Notícias, o antigo primeiro-ministro português afirmou que Maria Luís Albuquerque é “uma pessoa muito qualificada” e lembrou que foi ministra das Finanças “num período extremamente difícil”.

“É uma pessoa mais do que competente, com experiência, inteligência e capacidade para exercer as funções de comissária europeia. Acho que Portugal se pode orgulhar da escolha feita pelo primeiro-ministro.”

Questionado sobre as críticas à escolha do primeiro-ministro, Durão Barroso reconheceu que haverá sempre quem critique e afirmou que o “importante agora” é a aprovação do Parlamento Europeu.

“Não é fácil. O Parlamento Europeu gosta sempre de mostrar o seu poder, procurando às vezes atacar alguns comissários designados”, disse, lembrando que ele próprio passou por esse processo enquanto presidente da Comissão Europeia. “Tive que enfrentar críticas relativas a alguns comissários (...) Não era um processo fácil.”

Independência de Timor: Durão Barroso fala em história feliz

O antigo primeiro-ministro português, Durão Barroso, esteve na SIC Notícias para falar sobre os 25 anos de independência de Timor. A partir de Díli, afirmou que é “importante usarmos o exemplo de Timor-Leste como inspiração” perante os conflitos do presente.