A Seleção Nacional feminina venceu esta terça-feira a Chéquia, por 2-1, e apurou-se para a fase final do Campeonato da Europa de 2025.

Depois do empate a uma bola no Estádio do Dragão, a formação orientada por Francisco Neto precisava de vencer em Teplice para marcar presença na competição, que se realiza no próximo ano na Suíça.

As "navegadoras" colocaram-se na frente do marcador aos 13 minutos por intermédio de um autogolo de Aneta Dedinová. Joana Marchão para Diana Silva no coração da área checa. O cabeceamento da jogadora do Sporting sofreu um desvio decisivo para a bola acabar no fundo das redes de Votikova.

Aos 35 minutos, a equipa da casa restabeleceu o empate no encontro através da marcação de um penálti. Katerina Svitková bateu Patrícia Morais e deixava a eliminatória novamente empatada.

Aos 76 minutos, Portugal voltaria a colocar-se na frente. Um livre lateral cobrado de forma perfeita por Joana Marchão, a bola foi em direção à baliza e encontrou o pé esquerdo de Diana Silva, que selou o resultado final e também a passagem lusa à fase final do Euro 2025.

A fase final da 14.ª edição do Campeonato da Europa feminino realiza-se na Suíça, de 2 a 27 de julho de 2025, com sorteio marcado para 16 de dezembro, em Lausana.

Portugal no Pote 4 do sorteio de 16 de dezembro

Portugal já sabe que vai ficar no Pote 4 do sorteio da fase final do Euro 2025.

Na terceira presença consecutiva, depois de 2017 e 2022, a 'Equipa das Quinas' parte para o sorteio de 16 de dezembro, em Lausana, na Suíça, do último pote, face ao ranking de qualificação para o Campeonato da Europa.

Portugal foi a melhor equipa da Liga B da Liga das Nações, igualmente a primeira fase de qualificação para a competição o que só lhe valeu apenas o 17.º lugar do ranking, atrás de todas as equipas que disputaram a Liga A.