No ano passado, foram os concelhos do interior do país que registaram o maior aumento no preço da habitação. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) analisados pelo Jornal de Notícias mostram que foi em Mêda, na Guarda, onde os valores mais subiram.

Em apenas um ano, em Mêda o metro quadrado passou de 156 euros para 416 euros, correspondendo a um crescimento percentual de 166% face ao ano de 2023, segundo o INE.

Em média, o preço da habitação subiu em todo o país, mas Lisboa continua a liderar como o município mais caro, onde o metro quadrado custa 4.340 euros.

Seguindo-se Cascais (4.053 euros por metro quadrado) e Oeiras (3.471 euros por metro quadrado).

Ao Jornal de Notícias, o presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), Paulo Caiado, não se mostrou surpreendido, porque "era completamente previsível".

Como os preços das casas nos centros urbanos estão muito altos, as pessoas têm procurado habitação em concelhos mais distantes, onde os preços são mais baixos. Mas, com mais pessoas a mudarem-se para essas zonas, a procura aumenta e, como é natural, isso acaba por fazer subir também os preços dessas habitações.