É conhecida como chuva de meteoros das Oriónidas e vai iluminar o céu nos próximos dias. O pico de intensidade registou-se na noite de domingo para segunda-feira, dias 20 e 21 de outubro. No entanto, a melhor altura para observar este fenómeno será nos dias 25 e 26 de outubro.

Isto acontece porque “a Lua já não estará presente no céu durante a hora das sessões pelo que teremos um céu mais escuro para observar os diferentes meteoros”.

“Com a Lua 83% iluminada e a atingir uma altura máxima de 77º, esta não será a melhor noite para observar o evento, isto porque, quanto mais brilhante e mais alta está a Lua, menor é o contraste no céu. Nesta noite apenas serão visíveis os eventos mais luminosos”, pode ler-se no site do observatório Lago Alqueva.

Todos os anos, entre setembro e novembro,o planeta intercepta a órbita de um dos cometas mais famosos da história, o 1P/Halley, o que provoca este fenómeno.

“Quando o 1P/Halley se aproxima do Sol, a sua temperatura aumenta e o cometa começa a perder massa através da ejeção de gás, poeiras e detritos de pequenas dimensões. Alguns destes meteoróides permanecem na órbita do cometa e possuem trajetórias que intercetam a atmosfera da Terra”, explica o observatório.

Esta vai ser a segunda chuva de meteoros a acontecer durante o mês de Outubro.