Rosângela da Silva, conhecida no Brasil como "Janja", mulher de Luís Inácio Lula da Silva, não se conteve e ignorou o protocolo que rege as declarações de uma primeira-dama. Durante uma conferência de imprensa este sábado sobre o combate à desinformação, antes da reunião do G20 que arranca amanhã no Rio de Janeiro, fez questão de dizer um "Fuck you, Elon Musk", insultando o homem mais rico do mundo.
Tudo aconteceu, segundo a CNN Brasil, quando o som de um navio interrompeu as declarações da primeira-dama. Rosângela da SIlva quis ser irónica e afirmou: “Alô, acho que é o Elon Musk. Eu não tenho medo de você. Inclusive: Fuck you, Elon Musk!”
Na sequência do que disse, “Janja” “dirigiu-se então ao influenciador Felipe Neto e acrescentou: “Você falou ‘fuck you’, eu também posso.” E Felipe Neto devolveu: “Pode e deve.”
O empresário, escolhido pelo Presidente eleito norte-americano Donald Trump para chefiar o futuro departamento de eficiência governamental dos EUA, não tardou em responder no “X”, rede social de que é proprietário, e vaticinou que "eles ["Janja" e Lula] vão perder a próxima eleição".
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro também não quis perder a oportunidade e, aproveitando a polémica gerada pela troca de “mimos”, veio dizer que “Janja” tinha criado um "problema diplomático" com os EUA.
O episódio acontece em plena polémica entre o proprietário do “X” e a justiça brasileira, depois de o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, ter suspendido a atividade da rede social no território brasileiro durante 38 dias por incumprimento da legislação do país.