O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversou esta terça-feira sobre a guerra na Ucrânia com o Presidente russo, Vladimir Putin, por telefone, 24 horas depois de ter tratado o mesmo tema com o Presidente dos EUA, Joe Biden.
"Trocámos opiniões sobre o conflito Rússia-Ucrânia e sobre a minha recente visita à Ucrânia", disse Modi, numa mensagem nas redes sociais.
O líder indiano afirmou ainda ter discutido como "continuar a reforçar a parceria estratégica especial e privilegiada" entre a Índia e a Rússia, assim como “reiterou o firme compromisso da Índia em apoiar uma resolução rápida, duradoura e pacífica do conflito”.
Depois de ter viajado para Moscovo em julho passado, Modi visitou a Ucrânia na semana passada, pela primeira vez, e assinou uma declaração conjunta em Kiev com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, centrada na procura de possíveis formas de colocar um fim à guerra com a Rússia.
A conversa com Putin acontece menos de 24 horas depois de Modi ter discutido a situação na Ucrânia com Biden durante um outro telefonema. "Ao discutir a situação na Ucrânia, o primeiro-ministro Modi informou o Presidente Biden sobre a sua recente viagem", informou o gabinete do primeiro-ministro indiano.
Numa mensagem publicada nas redes socias, Modi reiterou ainda o “apoio total da Índia ao rápido regresso da paz e estabilidade”.
A Índia mantém uma relação histórica com a Rússia - um dos seus mais importantes fornecedores de armas e principal fornecedor de petróleo - e tem evitado censurar Moscovo pela invasão da Ucrânia, limitando-se a defender a necessidade de resolver o conflito diplomaticamente.