Uma neblina envolve, esta quarta-feira, a capital indiana Nova Deli, uma cidade que asfixiada pela poluição atmosférica causada pelo fogo de artifício e pela queima de detritos dos campos de cultivo por parte dos agricultores.
A poluição atmosférica em Nova Delhi continua em estado crítico e a qualidade do ar está seriamente comprometida.
Uma nuvem de poluição deu-se graças à combustão de detritos pelos agricultores, que tentavam destruir os resíduos das colheitas nos campos.
A poluição tende a agravar-se nesta época do ano, sobretudo devido ao aumento do fogo de artifício durante as festividades em Diwali, a 1 de novembro, um acontecimento importante na cultura hindu que celebra o triunfo da luz sobre as trevas.
A empresa suíça IQAir, especializada na monitorização da qualidade do ar, descreve a poluição como perigosa - representa quase 23 vezes o limite máximo diário de poluição.
Nova Deli já ordenou, até ao fim do ano, uma proibição total do fabrico, armazenamento, venda e utilização de fogo de artifício para tentar reduzir a contaminação atmosférica.
A Agence France-Press, que cita um estudo da revista científica The Lancet, escreve que 1,67 milhões de pessoas morreram de forma prematura em 2019 devido à poluição atmosférica na Índia.