A Bentley anunciou que realizou o primeiro evento global de media utilizando eFuel sustentável, também conhecido como combustível sintético, como parte dos esforços contínuos da marca para reduzir o impacto ambiental da empresa.

O evento que teve lugar na Suíça serviu para dar a conhecer a quarta geração do Continental GT Speed coupé e descapotável, permitiu à Bentley demonstrar a compatibilidade do eFuel com motores de combustão.

O eFuel é um combustível totalmente sintético desenvolvido por um consórcio internacional liderado pela Highly Innovative Fuels (HIF) Global e apoiado pela Porsche, sendo literalmente criado “a partir do ar” pela fábrica Haru Oni, na região de Magalhães, no Chile.

A mistura utilizada pela Bentley foi a R75 – 75% eFuel e 25% gasolina comum – e representa uma redução significativa nas emissões ao longo de todo o ciclo de vida do combustível.

Este combustível foi utilizado tanto na frota de Continental GT Speed como na frota de apoio com motoristas, enquanto as baterias de 25,9 kWh do sistema híbrido foram carregadas com eletricidade 100% renovável proveniente de fontes locais de energia hidroelétrica e eólica.

A nova geração do Continental GT Speed é o Bentley mais potente de sempre produzido para estrada. Este novo grand tourer é alimentado por um novo sistema híbrido Ultra Performance, com 782 cv de potência e 1000 Nm de binário, ou seja, mais potência e binário que o antecessor W12, mas com uma redução significativa de CO2 para 29 g/km

Recorde-se que os eFuels são combustíveis líquidos sintéticos, produzidos a partir de hidrogénio obtido exclusivamente de fontes de energia renovável e CO2, que pode ser capturado diretamente do ar.

Os eFuels fornecem um combustível quase neutro em termos de emissões, que pode ser utilizado em veículos existentes sem necessidade de modificações, podendo também ser distribuído através da infraestrutura atual de postos de combustível e misturado com gasolina tradicional.