Paolo Vitelli, fundador da prestigiada Azimut-Benetti, morreu no último dia de 2024, aos 77 anos, vítima de um acidente doméstico na sua casa em Mascognaz, no Vale de Aosta, Itália. Conhecido como o "Rei dos Megaiates", Vitelli transformou uma pequena empresa de aluguer de veleiros num império que tinha como clientes Cristiano Ronaldo, David Beckham e Kylie Jenner.

O acidente ocorreu na noite de Ano Novo, quando Vitelli tentou abrir a porta da sua garagem numa superfície escorregadia devido ao gelo. Perdeu o equilíbrio e sofreu uma queda fatal, batendo a cabeça contra um muro de pedra.

Apesar dos esforços das equipas de emergência, não foi possível reanimá-lo. A tragédia chocou a comunidade local.

Nascido em Turim, Vitelli fundou a Azimut em 1969 com apenas 500.000 liras (cerca de 13.700 euros), inicialmente dedicada ao aluguer de veleiros. A viragem na sua carreira deu-se em 1985, com a compra da histórica marca italiana Benetti, na altura em dificuldades financeiras.

Sob a liderança de Vitelli, a Azimut-Benetti tornou-se uma referência global na construção de megaiates, que atraíam as maiores figuras mundiais, como David Bowie e o príncipe Ranier do Mónaco.

De acordo com o ”El Mundo”, Paolo Vitelli destacava-se pela vida simples que levava. Numa entrevista chegou a dizer que, apesar de construir barcos de até 44 metros de comprimento, na sua frota pessoal contava apenas com uma embarcação de 9 metros que usava para ‘escapadinhas’.

Em 2024, a empresa atingiu receitas de 1.300 milhões de euros em 2024, com operações em 70 países e mais de 2.500 empregados.

Com a sua morte, o legado da Azimut-Benetti fica entregue à sua filha, Giovanna Vitelli, de 49 anos, que já liderava a gestão da empresa.