As reservas de gás da União Europeia (UE) para o inverno estão a 95% da capacidade, anunciou esta quinta-feira a Comissão Europeia, representando cerca de um terço do consumo total anual nos 27.
Em comunicado, o executivo comunitário recordou que, na sequência da crise energética, que os Estados-membros se comprometeram com o armazenamento de pelo menos 90% da capacidade de gás até 01 de novembro de cada ano.
A um dia do final desse prazo para o corrente ano e antecipando a chegada do inverno, a Comissão Europeia anunciou que as reservas de gás estão nos 95%. Citado no comunicado, a comissária para a Energia, Kadri Simson, recordou que a Rússia tentou "chantagear" a UE com cortes de gás depois de invadir a Ucrânia.
"Mas agimos rapidamente para reabastecer as nossas reservas futuras. O trabalho está a dar resultados e vamos entrar neste inverno com reservas saudáveis em toda a UE, fontes de energia diversificadas e uma maior percentagem de energias renováveis", completou.
A comissária acrescentou que esta decisão vai ajudar na transição dos combustíveis fósseis e a acabar com a dependência que vários países da UE tinham da energia russa.