Será já no próximo Grande Prémio de Las Vegas, que decorre de 21 a 24 de novembro, que o português Rui Marques vai assumir o cargo de novo diretor de corrida da Fórmula 1. O anúncio foi feito pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), esta terça-feira, confirmando assim a saída do alemão Niels Wittich.

O português Rui Marques, de 51 anos, que já assumia o mesmo cargo na Fórmula 2 e F3, foi chamado para passar a integrar a categoria mais importante do desporto motorizado. Ao longo da sua carreira passou pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, a Taça do Mundo de Carros de Turismo e as 24 Horas de Le Mans.

No mesmo comunicado em que anunciava a saída de Niels Wittich, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) destacou a "vasta experiência" de Rui Marques ligada ao desporto automóvel. O português vai assumir as rédeas da direção de corrida da Fórmula 1 no Grande Prémio de Las Vegas, que será decisivo para determinar quem será o próximo Campeão Mundial de F1, entre os pilotos Max Verstappen e Lando Norris.

Rui Marques torna-se assim no segundo português a exercer esta função depois de Eduardo Freitas ter sido eleito em 2022 juntamente com o alemão Niels Wittich para o cargo de diretor de corridas, embora tenha sido destituído algumas semanas depois, após o Grande Prémio do Japão.

Inicialmente foi avançado que o alemão teria abandonado o cargo para “perseguir novas oportunidades”. Declarações que, pouco tempo depois, foram desmentidas pelo próprio que não terá "pedido a sua demissão", de acordo com o Motorsport-Magazin.