O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia garante ter "provas irrefutáveis" de que o exército ucraniano utilizou recentemente fósforo branco em território russo.

Numa conferência de imprensa levada a cabo em Moscovo, esta quarta-feira, Maria Zakharova, porta-voz do Ministério dos Negócios estrangeiros da Rússia, afirmou que Kiev lançou, repetidamente, através de drones, munições com fósforo branco, em setembro.

Revelou que as autoridades russas têm provas da utilização do armamento químico por parte do país com que travam um conflito bélico há mais de dois anos. Kiev ainda não reagiu às acusações.

"Este facto indica a presença de armas químicas na Ucrânia, que não foram eliminadas de acordo com os regulamentos internacionais, bem como a possibilidade de sintetizar substâncias altamente tóxicas contendo fósforo da Lista 1 da Convenção sobre a proibição do desenvolvimento, produção, armazenamento e utilização de armas químicas e sobre a sua destruição".

O fósforo branco é uma substância incendiária altamente tóxica, que arde a temperaturas extremamente elevadas quando exposto ao ar, podendo causar queimaduras severas.