
A Rússia lançou 267 drones contra a Ucrânia na noite de sábado para domingo, “um recorde” desde a invasão russa de 24 de fevereiro de 2022, disse a Força Aérea Ucraniana, Kiev abateu 138 e os restantes desapareceram dos radares de defesa.
“Foram avistados 267 drones inimigos no céu ucraniano, o que é um recorde para um único ataque” desde o início da invasão, disse o porta-voz da Força Aérea Ucraniana, Yuri Ignat, no Facebook.
Segundo disse, 138 foram intercetados pela defesa aérea e outros 119, que seria “iscos”, “perderam-se” sem causar danos.
O exército informou, num comunicado separado publicado no Telegram, que várias regiões, incluindo Kiev, foram “atingidas”, sem dar mais detalhes.
Ataque no centro da Ucrânia
Um ataque com mísseis russos matou um homem e feriu cinco pessoas em Kryvyi Rig, no centro da Ucrânia, no sábado à noite, anunciaram as autoridades regionais no domingo.
Para evitar estes ataques diários russos, a Ucrânia tem tentado perturbar a logística russa longe da frente, em particular atacando diretamente bases militares e instalações industriais em solo russo.
Três anos de guerra
A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, com o Kremlin a afirmar estar a proteger-se contra a ameaça da NATO e impedir uma expansão da organização.Em três anos, a parte oriental da Ucrânia ficou sob controlo russo.