
Realiza-se amanhã, dia 15 de Abril, a cerimónia de entrega de certificados de conclusão da edição de 2025 do Curso Básico de Tripulantes Salva-Vidas do SANAS Madeira.
Esta formação decorreu durante o primeiro trimestre deste ano, através do Núcleo de Formadores do SANAS Madeira, que ministrou um Curso Básico de Tripulantes Salva-Vidas de 160 horas de duração, em horário laboral. Tendo-se iniciado com 18 formandos, conseguiram concluir com sucesso todas as provas e desafios cinco desses elementos.
Esta formação, que agora terminou, é uma instrução obrigatória para a entrada no Corpo Operacional do SANAS Madeira como elemento voluntário activo.
No curso são recriadas as condições de trabalho em equipa no mar e em terra, intensificando-se o treino e reduzindo-se as horas de descanso entre sessões "para replicar o cansaço sentido nas missões mais difíceis, o controlo de stress e em navegação com condições adversas", explica a entidade em comunicado de imprensa.
Nesta formação são abordados e avaliados aspectos como: conhecimentos nas áreas do atendimento pré-hospitalar, na resiliência e habituação ao meio aquático, comunicações, marinharia, navegação, condução de embarcações de pequeno porte, auto-salvamento, orientação nocturna e sobrevivência no mar.
Antes de serem plenamente integrados no Corpo de Operacionais Voluntários do SANAS Madeira, os formandos considerados aptos terão de realizar agora outras formações modulares específicas, como sejam: o Curso de Tripulante de Ambulância de Transporte, Curso de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa e ainda períodos de estágio nas diferentes componentes operacionais do SANAS.
A entrega de certificados decorrerá no Centro de Salvamento Costeiro em Santa Cruz, pelas 19h30 e contará com a presença do presidente da direcção, Frederico Rezende e demais representantes do Corpo Operacional do SANAS Madeira.