O anúncio foi feito pelo presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira uma nova ajuda de mais de 3.800 milhões de euros para reconstruir a região de Valência após as inundações.
Esta nova ajuda passa também a abranger o setor agropecuário, apesar de as inundações, em que morreram mais de 220 pessoas, terem atingido em especial zonas urbanas da província de Valência, no leste de Espanha.
Este pacote, anunciado hoje, reforça um primeiro de 10.600 milhões de euros aprovado pelo Governo de Espanha na semana passada para responder a necessidades imediatas causadas pelas cheias nas zonas afetadas, assim como para apoiar populações que perderam património ou empregos e financiar a reconstrução de casas, infraestruturas e empresas, entre outros aspetos.
Numa atualização feita, esta segunda-feira, da situação no terreno, o governo regional valenciano disse que foi reforçado para quase 700 "o número de profissionais destinados à retirada de resídos e lodo, em coordenação com as câmaras municipais".
Segundo as autoridades, estão a ser retiradas diariamente dos locais afetados mais de três mil toneladas de escombros e resíduos.
Mais de 220 pessoas morreram depois de as chuvas torrenciais de 29 de outubro terem provocado inundações repentinas que varreram os subúrbios a sul da capital regional, Valência.