O episódio dedicado ao 25 de abril de ‘Histórias de Lisboa’ começa por escutar o povo das ruas numa gravação que tem agora 51 anos. Os sons fazem parte de um registo jornalístico integral feito no próprio dia 25 de abril de 1974. As bobines e fitas gravadas em tempo real pelos repórteres da revolução foram sendo expedidas, num constante vaivém, entre a sede da Rádio Renascença, na rua Ivens, e o teatro das operações, na Baixa de Lisboa e no Largo do Carmo.

Só no final do dia é que os narradores dos acontecimentos tomaram conhecimento de que o relato, afinal, nunca chegou a ser emitido pela rádio Renascença. Apenas dias mais tarde, uma montagem de cerca de 4 horas viria a ser emitida pela emissora católica portuguesa.


Nuno Fox

Ao longo do tempo, apenas eram conhecidas uma montagem truncada da transmissão e outra versão de hora e meia editada em disco. Até que há pouco tempo, um dos protagonistas do relato, Adelino Gomes localizou, perdido num sótão, um baú com fitas e gravações que lhe tinham sido entregues por um antigo colega de profissão. Lá dentro, milagrosamente, estava a versão mais alargada do registo, captado em conjunto com Paulo Coelho e Pedro Laranjeira. Nele, é possível acompanhar, o retrato sonoro de um dia que começa como um golpe militar nas ruas da Baixa de Lisboa e termina em revolução popular em pleno no Largo do Carmo.

O registo - agora histórico - vai ser oferecido ao estado português e a sua escuta coletiva, ocorre no próximo dia 25 de abril, às 6 da tarde, no interior do convento do Carmo.

Nas Histórias de Lisboa, conversamos com Paulo Coelho e Adelino Gomes, os rapazes do gravador em “Lisboa em Revolução - 25 de abril de 1974”.

SIC Notícias

Histórias de Lisboa é um podcast semanal do jornalista da SIC Miguel Franco de Andrade com sonoplastia de Salomé Rita e genérico de Nuno Rosa e Maria Antónia Mendes.

A capa é de Tiago Pereira Santos em azulejo da cozinha do Museu da Cidade - Palácio Pimenta.

Ouça aqui as ‘Histórias de Lisboa’: